domingo, 25 de outubro de 2015

CANAL 44


 
Sócrates foi hoje 'falar ao país'; escolheu criteriosamente a geografia, a meteorologia, a assistência, o espaço. Ele bem sabia que iria ter todas as atenções coladas na sua pessoa, no que "tinha para dizer" e nas ondas-de-choque correspondentes: à partida, sucesso garantido no que respeita a comunicação. Assegurou-se também de que apenas gente inofensiva e seus apoiantes pessoais estariam no plano das câmaras - compondo a sala, sorrindo e exibindo os olhos húmidos de saudade e de afecto. Mulheres de idade indefinida esvoaçavam em fundo; homens de semblante subserviente ensaiavam esgares de admiração. Às catadupas, declarações basbaques de gente basbaque para a televisão, que disse que "ele é muito boa pessoa; em miúdo trabalhava muito; ele tem muitas qualidades, etc, etc": em suma, de molhar a ceroula.
Sócrates - livre e irado - veio avisar (ameaçar) os partidos, o Presidente, os polícias, os procuradores, os investigadores, os juízes, os jornalistas, o Povo em geral e o PS em particular que "estava na plena posse de todos os seus direitos políticos". Como Cintra Torres lapidarmente descreveu "passou 45 minutos a falar de si próprio e para aí 15 minutos ocupando-se de outros assuntos menores". Sócrates planeou bem a coisa: falou apenas ele para uma assistência muda e obediente - sem interrupções, sem réplica e sem questões (apenas gargalhadas e aplausos como no 'Preço Certo'); durante todo esse tempo, ouviu o mais belo som da Terra - a sua própria voz. No fundo veio prometer vingança e sinalizar os devidos receptores de que não se deixará ir ao fundo sozinho pacificamente: «despachem-se aí no Rato porque isto tem de ser para arquivar»
Terminada a nobilíssima função, passou rápido sem responder aos jornalistas - como uma espécie de estrela-rock acabada de sair de uma crise de criatividade - e desse modo, muito confortável para ele, foi à sua vida difícil e modesta em que uma roda de amigos generosos e a srª sua mãe cuidam dele e lhe vão adiantando uns trocados para uma bica ou uma raspadinha.
 
Costa deve estar de fralda.