segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O LIBIDINOSO EXACERBADO


João Grade Duarte Belo e Natália Correia

... lembro-me de uns Jogos Florais, em 80 e poucos, dos quais Natália Correia foi simultaneamente presidente do júri, membro do júri, relator do júri e crítica literária - com voto de qualidade; a pobre senhora lá cumpriu, a solo, essa penosa tarefa para agradar aos rapazes. Após um desfilar de poemas imberbes e de chatérrimos pseudo-surrealismos, eis que se adianta o meu amigo João Belo - trágico, patético, de dedos no sobrolho. Em voz alta e vibrando, anunciou o seu poema: «... vou dizer... "O Libidinoso Exacerbado" (silêncio geral e concentração)
 
- Vi-te, vim-me ! »
 
Natália saltou aplaudindo: ' Bravo Bravo, filho; ganhaste !!! '
 
 
Do livro do João, A Inacreditável Flexibilidade do Tempo (1987), aqui deixo
 
 
 
NARCISO
 
Atiram pedras aos outros
por verem espelhos em tudo
para não ser como eles
fecho os olhos fico mudo
 
Mas ainda assim e sempre
é sempre comigo que eu ando
amando-me continuamente
em tudo o que vou amando
 
Narciso afinal não foi
o que não o seja algum
e a eternidade o que é
senão a vida de cada um ?
 
É impossível que o mundo
por mais que nos minta a voz
não seja antes de tudo
absolutamente nós
 
Cada um é como o outro
ofuscante torre de marfim
de si para si murmurando
não consigo viver sem mim
 
João José Grade Duarte Belo - 1987