quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Arquitectura: JEAN-FRANÇOIS ZEVACO

 
 
1916 - 2003
 
Zevaco é um daqueles arquitectos em quem mal se ouviu falar. Francês-Marroquino (ou Marroquino-Francês, conforme a preferência) estudou em Paris e foi evidentemente influenciado pelos mestres da Arquitectura Moderna Europeia - sobretudo Le Corbusier - assim como pelas figuras maiores da 'Escola de Chicago'. O Brutalismo foi a corrente a que mais fielmente se manteve enquanto um dos principais projectistas de Obra Pública, tendo chegado ao fim da sua vida a conceber edifícios de pequena dimensão - mais leves, mais brancos, mais mediterrânicos. Exerceu principalmente na zona de Marraquexe.
 
 
o Aero-Club de Titmellil é uma das suas obras emblemáticas (1950's)
 
 
De um modo geral, na sua produção ouve sempre espaço para pequenos equipamentos públicos (a par dos Institucionais, maiores e mais pesados). A Estação de Serviço ilustrada em baixo, assim como o Mercado na Rua de Agadir são disso exemplares:
 
Estação de Serviço
 
 

Estação de Serviço - maquete 60-70
 
 
Rua de Agadir - Mercado 1972
 
 
Curiosamente quando Sir Norman Foster foi contratado pela Repsol (1990's) para fazer o desenho-tipo das suas Estações de Serviço, não se coibiu de dar uma boa olhadela ao passado relativamente recente da Arquitectura dessa utilidade, assim como de outros fins e paragens; é sempre bom saber o que outros colegas fizeram antes. E se são bons, maus, assim-assim ou obscuros. Acredito que se trate de uma homenagem, senão vejamos:
 
Bombas Repsol, Norman Foster - anos 90
 
 
 
Daqui passamos directamente para Manuel Mateus, que julgo ter por sua vez "homenageado" Foster na sua Portagem da A2:


Manuel Mateus - Portugal, portagens da Brisa na A2
 
 
 
Junto aqui um esquiço de Foster (ou do seu Office...) que ilustra o funcionamento 'atmosférico' deste singelo sistema de coberturas de género fúngico; tal não era necessário: no projecto de Zevaco já estava tudo construído, descrito e justificado.
 
Esquiço da 'Foster and Partners'
 
 
 
 
Tal como na Ciência, e num passado ainda não muito distante em que as comunicações e publicações eram lentas e inseguras, na Arquitectura era por vezes muito difícil dizer 'o que tinha nascido primeiro'. Exemplos disso são as imagens que a seguir coloco ilustrando por ordem uma estação de serviço (mais uma) na famosa Route 66, edificada em 1936 (o projectista é-me desconhecido); depois outra ainda desenhada pelo Arquitecto dinamarquês Arne Jacobson em 1937. Por fim, por Frank Lloyd Wright, o edifício da Johnson Wax, no Wisconsin, 1936-39:
 
 
 
 
 
 
Os capitéis inspirados em elementos fúngicos e / ou vegetalistas não são, como é sabido, coisa nova. Há séculos que andamos a beber em fontes mediterrânicas (egípcias, gregas) e pré-colombianas. Ainda bem; resta-nos beber da melhor forma e saber estar à altura daqueles que nos precederam.