terça-feira, 29 de dezembro de 2015

IRREVOGÁVEL NÃO RECANDIDATURA



 
 
O que fará a seguir Portas ?   O que "terá na manga ?" (pois ninguém acredita que ele tenha decidido de repente deixar a liderança do partido e ir assim directamente para o vazio, coitado). Não há razões de saúde; não há razões familiares; não há razões pessoais - em política todas as razões são pessoais. Mistério.
Ribeiro e Castro - o eterno ressabiado do CDS e asmático de espírito - já veio perorar basicamente sobre nada pois não conhece "as razões", não sabe o futuro, não se candidata ele próprio; enfim, não-nada. Estes críticos internos odeiam-no; mas permitem-se censurar a ocasião escolhida por Portas para sair "como sendo má" (para quem ?).
Paulo Portas foi jornalista, mas dificilmente voltará a semelhante projecto - a não ser que se proponha fundar um Grupo Empresarial de Comunicação de Direita, com estética nova e nova estratégia de 'assalto cultural e informativo às mentalidades portuguesas'; para isto, no entanto, precisará de muita amnésia nacional acerca da sua pessoa e de um investidor angolano riquíssimo e benevolente: altamente improvável.
Uma empresa de sondagens ?  Já teve e não resultou;  A representação em Portugal de uma marca chinesa de automóveis ?  Um modesto mas seguro negócio de reprografia e fotocópias numa universidade do Estado ?
O certo é que a criatura não aguentará muito tempo sem aparecer e sem que se fale dela: é mais forte do que tudo o resto.