sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ASAE em OFENSIVA DE INVERNO



ASAE, a Gestapo de Sócrates

A temida ASAE, cuja designação alterada remonta ao primeiro governo-sócrates e cujos poderes foram cruelmente aumentados por este, prepara uma gigantesca Ofensiva de Inverno destinada a recuperar a totalidade de alguns patacos ainda na posse dos pequenos comerciantes. A informação transpirou esta 6ª Feira e já aterrorizou - ao cair da tarde - um número indeterminado de contribuintes, que temem o pior.

Trata-se de uma das tácticas encontradas por Costa com o beneplácito do Prof. Centeno: de forma a tentar compensar as previstas descidas do IVA da Restauração e as anunciadas reposições das Reformas Gold da Função Pública, Centeno propôs esta espécie de 'toma lá - dá cá' fiscal, em que o saque resultante de coimas, multas, contra-ordenações e condenações é logo canalizado para uma conta-poupança da Autoridade Tributária; o objectivo é obter um saldo nulo, mas "se este for positivo a favor do Fisco, melhor !" (sic, Costa). Aparentemente, tudo irá servir de pretexto para multar os comerciantes e uma legislação hadoque, aprovada por unanimidade em Conselho de Ministros, permitirá o poder discricionário dos Chefes de Brigada (Brigadeführer) da ASAE acerca de toda e qualquer forma de extorquir dinheiro: pastéis de bacalhau sobre guardanapos engordurados, preçários sujos pelas moscas, erros de ortografia nos preçários, manutenção de avisos escritos e sinalética com a ortografia anterior, espelhos baços, ausência de fotografia de Mário Soares e de António Costa devidamente exibidas na parede do estabelecimento em local de destaque, falta de dispensadores de preservativos masculinos e femininos - etc.   

A grande preocupação do governo, após as admoestações do BCE, está na parte das Reformas e Pensões que não estão de forma nenhuma compensadas ou cobertas. Pensa-se que a seguir serão tomadas medidas ainda mais drásticas - como por exemplo confiscar óculos com hastes de ouro e próteses dentárias em metais preciosos, anéis de noivado e alianças em Prata, Ouro ou Platina; fios e crucifixos e medalhas da Nª Sª de Fátima, e da Primeira Comunhão. A Gestapo de Sócrates é agora uma ferramenta terrível e eficaz que Centeno e Costa não enjeitarão.