segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

LUGRES PORTUGUESES de 4 MASTROS


UAM 201 Creoula



ilustrado o perfil do Santa Maria Manuela


Os Lugres bacalhoeiros Creoula e Stª Maria Manuela foram construídos em apenas 67 dias úteis (!) nos Estaleiros Navais da CUF - Lisboa - em 1937. O armador (Parceria Geral de Pescarias) tinha um Director que baptizou o 2º navio em honra da Senhora sua Mulher, chamada Maria Manuela, de quem tinha pelo menos 5 filhos e que aturava pacientemente a sua vida dissipada de copos e gajas; daí o epíteto de Santa. Não apurei se a senhora foi ela própria a Madrinha no bota-abaixo da embarcação nos estaleiros da CUF.
 
 
Creoula: modelo existente no Museu de Marinha. Em 1985 o navio é recuperado e aumentado ao efectivo da Armada com a número de amura UAM 201 (UAM = unidade auxiliar da Marinha). Guarnição mista militar e civil. (foto ?) 
 
O Creoula na sua pintura original de negro na obra viva e ocre na obra morta; este esquema era estendido aos outros navios irmãos - o Stª Maria Manuela, o Argus e o Adélia Maria - e contradiz a poética designação de "frota branca" atribuída posteriormente aos bacalhoeiros pintados de branco nos anos 50-60, final da campanha na Terra Nova. Esta cor (preto) era bem mais inteligente e prática: barata, disponível facilmente no mercado (feita industrialmente desde o Séc XVIII com negro-de-fumo e ossos carbonizados), mais asseada, compatível com remendos e calafetagens, assim como disfarçava a sujidade resultante de proteger regularmente o cordame orgânico tradicional com piche ou alcatrão; e absorvia os poucos raios infravermelhos do pálido Sol dos mares do Norte (o branco era melhor para navios de águas tropicais, pois reflectia o calor). Casco construído em madeira, chapa de aço, ferro fundido e revestimento metálico rebitado. O lugre Gazela é referido mas sem imagem disponível; o estaleiro de construção do Adélia Maria e do Gazela é-me desconhecido.
 
 
o Argus, década de 40
 
o Creoula, 1938
 
o Adélia Maria em péssimo estado, sem gurupés e modificado à ré
 
o Argus - já bastante maltratado e oxidado; castelo da popa acrescentado
 
o casco do Santa Maria Manuela em restauro - Aveiro
 
o Santa Maria Manuela - alvo e limpinho - navegando a todo o pano