O Patriotismo deste homem é igual ao do PCP e é tão antigo quanto o do PCP: tem apenas uns escassos anos. Na verdade, tudo o que o PCP sempre visou foi tornar Portugal em mais um dos felizes territórios membros do 'Internacionalismo' socialista, conducente ao Comunismo. Para o efeito foi longa e ternamente apoiado pelo Partido Comunista da União Soviética. Não havia (haveria) portanto lugar para particularidades, diferenças e pluralismos: o Partido tinha (teria) sempre razão e por isso não eram necessárias outras opiniões; estas eram até entusiasticamente desencorajadas por toda uma vasta gama de Polícias e Komissários. Há algo mais internacional e global do que isto ?
Mas eis que o PCP descobre subitamente o Patriotismo; e que desde há algum tempo agita esta comovente Causa Nacional em face do gradual mas visível enfraquecimento dos poleiros e púlpitos que lhe estavam reservados na pesadíssima máquina do Estado, e que justificavam a sua paleozóica existência. Qual então a táctica a seguir ? Dizer que a Direita defende o Capital sem rosto e sem Pátria e que "nós é que somos os verdadeiros patriotas".
Não sei o que é mais autêntico e puro no PCP: se é a grande Caminhada Internacionalista rumo ao Comunismo, se é o seu Patriotismo mais Heróico e Lusitano.
Seja como for, o PCP sempre foi um exemplo de organização e disciplina.