quinta-feira, 5 de maio de 2016

PATRIOTISMO I


 
 
João Salgueiro, em duas intervenções, conseguiu pôr os media, o governo e parte do país em sobressalto: "a União Bancária é um aborto" ; "o Governo devia ter sido mais duro"; "os resgates chegarão a mais três bancos"; "A CGD deve poder ser capitalizada: era só o que faltava não poderem existir empresas (bancárias) nacionais !"; "Onde estão o patriotismo e a Independência Nacional ?". Estas são todas questões justas e importantes - mas que vindas de onde vêm pecam por tardias e pelo cinismo. Esta voz (Salgueiro) dinamiza também um inevitável Manifesto - onde, desde há semanas, destacam nomes como Manuela Ferreira Leite, Freitas do Amaral, Rui Rio e João Ferreira do Amaral: à parte este último nome (desde sempre contra o Tratado e contra a União Monetária) não sei de que se queixam estas pessoas. É caso para lhes perguntar "Onde estava você em 1986 quando entrámos de traseiro na CEE ?"; "Onde estava você quando foi recebido, como um Dogma de Fé, o Acto Único Europeu ?"; ou "Onde estava você quando abandonámos a Moeda e a Soberania que ela suportava ?"; ou ainda "Onde estava você quando soube que todos os OE tinham primeiro de ser aprovados por Bruxelas e nada disse em contrário?".
Efectivamente, deste naipe, só se salva João Ferreira do Amaral - desassombrado, e crítico; todos os outros tinham há muito tempo atirado o patriotismo para o caixote do lixo (mas ei-los que se comportam como aqueles especuladores de Wall Street que adoram o lucro e a desregulação totais, mas que choram por um resgate público quando vem o prejuízo - fazendo o pobre depositante perder duas vezes: aquando das Falências d'Eles, e depois no pagamento dos impostos).
Não esqueçamos que todos eles / elas foram neste meio tempo governantes, ministros, técnicos, embaixadores, directores, consultores, presidentes, coisos !
É agora que quereis (de volta) o Prestígio e a Independência Nacionais ? É agora que apelais ao Patriotismo em Manifestos de cariz quase pessoal ? E tudo isto ao mesmo tempo que passais a mão no pêlo primitivo de um Costa oportunista?
 
Vergonha...