domingo, 24 de abril de 2016

EFEMÉRIDES - coincidências engraçadas em 25.


Amanhã é 25 de Abril. Todos sabemos o que aconteceu em Lisboa nesta data, em 1974.
Ora em 1945, também a 25 de Abril, a Resistência Italiana (paternalmente apoiada pelos serviços secretos britânicos) decreta via rádio que a "Itália estava livre do Fascismo". Dois dias depois o cadáver de Mussolini é pendurado como um chouriço numa bomba de gasolina de Milão.
 
Mas a mais interessante coincidência é a de 25 de Abril de 1792 - data em que pela primeira vez se deu uma execução em França pela Guilhotina:
 
 

"Avril, le 25éme,  la guillotine est inaugurée lors de l'exécution à Paris de Nicolas-Jacques Pelletier, un voleur de grand chemin." [...] "Pendant la Terreur, de Septmbre 1793 à Juillet 1794, près de 50 guillotines seront installées en France et quelques 20.000 personnes seront exécutées. La guillotine fonctionnera pour la dernière fois en 1977 et la peine de mort, en France, sera abolie en 1981."

P.S.: Se o 14 de Julho se desse cá e caísse em poder do BE uma máquina semelhante, ela seria a Guilhotina da Esquerda kaviar e teria mais ou menos o aspecto ilustrado infra: