Digam o que disserem politólogos, analistas, jornalistas, sociólogos ou comentadores, não tenho dúvidas de que as duas principais figuras, responsáveis pela subida vertiginosa do Partido Albanês Bloco de Esquerda nas últimas eleições legislativas, são Mariana Mortágua (com toda a justiça) e Ricardo Salgado. A Águia Bicéfala é pois mais resultado da Comissão de Inquérito e do desempenho de Mariana como Inquisidora Mor do que a eventual colaboração coordenada das duas avezinhas - Mortágua & Martins.
Mariana sabia do que falava, estudou as matérias, encurralou o banqueiro, apertou-lhe os testículos: tenho a certeza da admiração que Salgado tem por Mariana; e tenho a certeza de que Mariana não continuou a odiar Salgado - se é que alguma vez o odiou. Admiraram-se mutuamente; e se Salgado convidasse Mariana para integrar, com mérito, uma sua futura equipa de Finança sei que ela recusaria.
Não tem sido assim com o desempenho de outros deputados nas comissões - nomeadamente o caso daquele parlamentar do PSD que um dia, fingindo zelo e agressividade, questionou o inquirido com inegável finura: "Mas afinal, o que é a OnGoing ?" Passado pouco tempo comia do prato que 'eles' lhe proporcionavam.
Viva Enver-Salgado ! Viva Mariana-Hoxha ! (...sem o Código de Lekë )