Desculpemos Eanes e o seu 3º governo de iniciativa presidencial - o Governo Pintasilgo - inspirado pelo anacrónico terceiro-mundismo não-alinhado que Melo Antunes congeminou e ao qual a Engª Maria de Lourdes emprestou o Rosto, papagueando a "Nova Ordem Social" que iria surgir em breve pela sua barbatana de peixinho vermelho em pia de água benta. Os tempos ainda eram outros e Portugal ainda era Independente, podendo gerar de forma mais autónoma soluções internas.
-----------//-----------
Um Chefe de Estado, um Presidente da República não deve:
1-Não deve dizer a um homem que o escolta, que o protege e que lhe confere dignidade: « Ó sr. guarda, desapareça ! »
2-Não deve dizer, no meio de um patético folclore mediático: « As gravuras não sabem nadar - IOU ! », havendo para o efeito canais apropriados.
3-Não deve ser um Líder de Facção.
1-Não deve dizer, perante a notícia do uso de munições preenchidas com Urânio Empobrecido (U238) na intervenção da Nato nos Balcãs: « Eu não sabia nada disso !...» (eu não fiz nada, pá!); mesmo sem saber, o Chefe de Estado 'sabe sempre'. É a sua obrigação - para o melhor e para o pior.
2-Não deve, de modo a dissolver um Parlamento com uma maioria estável capaz de gerar outro governo, alegar « razões que todos conhecem » (só à esquerda isto é possível em Portugal...)
3-Não deve ser um Líder de Facção.
1-Não deve evitar visitar Escolas Secundárias porque os alunos se manifestam nesse momento.
2-Não deve deixar vir à superfície que envia assessores-limas intrigar em pastelarias da Av. de Roma - expondo depois de forma publicamente idiota que "receia pela segurança dos seus (meus) E-mails".
3-Não deve dizer ao Povo « a minha reforma não me dará para as despesas ».
4-Não deve deixar a esposa inspeccioná-lo em público e sacudir-lhe a caspa do casaco.