segunda-feira, 30 de novembro de 2015

MAIS IGNORANTE, MAIS PARVO


 
No "31 da Armada" Nuno Gouveia pôs em relevo, ontem, a ignorância demonstrada por Costa acerca de Portugal na fundação da NATO em 49; e da Turquia como seu membro - tendo manifestamente trocado tudo e referido datas erradas. E não foi mero acidente ou um erro compreensível: Costa, efectivamente, sabe muito pouco; mesmo coisas básicas para quem tem pretensões a ser Primeiro Ministro ou mesmo um simples 'quadro de partido'.
 
Esta gentinha superficial, "mal se apanha lá fora" (como poderia dizer Eça) e lhe metem um microfone europeu debaixo das ventas não hesita em dar o seu pior.
Claro que sobre a Nato, Portugal no Mundo, a questão Turca, sobre a Rússia e sobre o momento actual Costa não sabe peva. Como tal deveria ter-se remetido prudentemente ao silêncio; mas não. Ouviu vagamente - a gerontes como Adriano Moreira, Freitas do Amaral, Cavaco ou Soares - a singela frase "membro fundador"; e de forma impúdica vá de a papaguear, como só a ignorância permite. E é este homem licenciado em Direito.
A política, para gente assim, não é uma missão ou um empenho patriótico, histórico ou cultural; é sim um meio de dar de comer à rapaziada do Partido e de tratar da sua própria vida - completamente vazia de vocação ou competência.
Ainda em período de campanha um jornalista / analista brilhante afirmava 'nas televisões' que, comparativamente com Passos, Costa "era mais afável, mais popular, mais natural, mais ligeiro"; podemos também afirmar com convicção que é mais ignorante, mais parvo.