segunda-feira, 30 de novembro de 2015

LIGA HANSEÁTICA e a irrelevância portuguesa do Século XXI


 
Esta imagem não é rara e sim muito frequente no Norte da Europa, nomeadamente em países como a Holanda, a Bélgica, a Dinamarca, a Alemanha, a Suécia – apenas para enumerar os ‘previstos’. O navio supra ilustrado não é enorme, mas um pequeno cargueiro ou pesqueiro de alto mar. A quantidade de Estaleiros Navais nesta zona do Mundo que se mantêm em actividade e prosperam é notável. Eles existem há séculos e nunca pararam de funcionar (Hitler até usou os ‘préstimos’ dos países ocupados). São quase todos, senão mesmo todos, pertencentes a privados – pois que é uma tradição (boa e frutífera) instalada nestas culturas invejadas pela esquerda portuguesa, sempre tão ufana de ‘como tudo lá é subsidiado’ e patati-patatá.

A Holanda, a Suécia, a Dinamarca e a Alemanha fazem tudo. Grande, pequeno, civil, militar, para dentro, para exportar, para pescar, para combater, para patrulhar ou para transportar. E pagam bons salários a trabalhadores e operários competentes e legais (com férias, com protecção, com seguros, ‘com tudo’). Conservaram e estimam os seus planos e projectos; os seus arquivos e sabedoria; as suas técnicas e tecnologia. E investem nelas; os privados. E ganham dinheiro – muito dinheiro – com a sua indústria. E têm Democracia, direito à greve, direitos, regalias e tudo. Os Estados, todavia, não costumam meter o bedelho na vida destes estaleiros, sobretudo na dos pequenos – que em qualquer Porto e Hangar de grandes dimensões operam 24 horas por dia com frio, com neve, com gelo e sem luz natural.

Ora o que se passou e passa cá em Portugal ?  Os sucessivos governos PSD e PS adiaram e adiam vezes sem conta o reequipamento da Marinha – deixando a Frota no fio e com ferrugem. Quando uma compra de submarinos (algo que é feito de 40 em 40 anos) se torna necessária e se gastam €950.000.000,00 gritam “aqui d’El Rei que as crianças têm fome” – mas jogam 5 ou 6 mil milhões ‘dele’ em BPN’s sem que além do inefável Oliveira e Costa outro qualquer personagem tenha sido incomodado. Esperneiam porque um Patrulha Oceânico custa €40.000.000,00 – mas atiram para cima de cada pessoa quantias de cêntimo nas Campanhas, que no pós-campanha custam muitas centenas de milhão: é preferível ter só dois Patrulhas novos e manter mais 5 navios velhos com quase 50 anos que Salazar mandou construir; e hastear neles a Bandeira Nacional, guarnecendo-os com 70 almas cuja segurança não interessa para nada.

Quando podiam ter recuperado os Estaleiros e investir, não o fizeram: Cavaco, Guterres, Sócrates; e depois Sócrates e Passos; e agora Costa – que vai já a correr repor a pensão da mamã.

Quando o Infante promoveu, com fortuna pessoal, as navegações em busca de rotas alternativas à ‘da Seda’ e ‘da Pimenta’, fê-lo com os pescadores experientes do Algarve, com os mestres construtores da Península, com os navegadores mouros, com os comerciantes venezianos, com os marinheiros andaluzes, com os ‘piratas cartagineses’, e com os Flamengos e Nórdicos das barcas e das carracas da Liga Hanseática. Tudo isso passou e é velho.
 
‘Bastava’ termos conseguido sobreviver aos choques petrolíferos e ao 25 de Abril; mas também à CEE e à ignorância cúmplice do Professor Cavaco. Impossível: primeiro nacionalizações, depois PCP e CGTP, depois Manuela Ferreira Leite e Mira Amaral a ‘administrar’ – com Guterres a gerir e a alienar. E mais K. Barreto, C. da Silva, T. Couto e J. Proença. Eis-nos a “remar em seco”.
 


... A RIR


 
 
Esta querida diz que "quer ser operada por um cirurgião alegre; que esteja a rir", ou coisa que o valha. Diz que o fim dos exames vai acabar com os traumas, fazer todos felizes e pôr todos a rir; ensinar todos a rir.
 
« - Ó Catarina, desculpe filha, afinal você não tem seborreia;
você tem é Gonorreia... Áááááááh, áh, áh, áh, áh, áh ! ! ! »
 
« - Não faz mal Doutor !  Áh, áh, áh, áh, áh, áh ! ! ! ... 
 

MAIS IGNORANTE, MAIS PARVO


 
No "31 da Armada" Nuno Gouveia pôs em relevo, ontem, a ignorância demonstrada por Costa acerca de Portugal na fundação da NATO em 49; e da Turquia como seu membro - tendo manifestamente trocado tudo e referido datas erradas. E não foi mero acidente ou um erro compreensível: Costa, efectivamente, sabe muito pouco; mesmo coisas básicas para quem tem pretensões a ser Primeiro Ministro ou mesmo um simples 'quadro de partido'.
 
Esta gentinha superficial, "mal se apanha lá fora" (como poderia dizer Eça) e lhe metem um microfone europeu debaixo das ventas não hesita em dar o seu pior.
Claro que sobre a Nato, Portugal no Mundo, a questão Turca, sobre a Rússia e sobre o momento actual Costa não sabe peva. Como tal deveria ter-se remetido prudentemente ao silêncio; mas não. Ouviu vagamente - a gerontes como Adriano Moreira, Freitas do Amaral, Cavaco ou Soares - a singela frase "membro fundador"; e de forma impúdica vá de a papaguear, como só a ignorância permite. E é este homem licenciado em Direito.
A política, para gente assim, não é uma missão ou um empenho patriótico, histórico ou cultural; é sim um meio de dar de comer à rapaziada do Partido e de tratar da sua própria vida - completamente vazia de vocação ou competência.
Ainda em período de campanha um jornalista / analista brilhante afirmava 'nas televisões' que, comparativamente com Passos, Costa "era mais afável, mais popular, mais natural, mais ligeiro"; podemos também afirmar com convicção que é mais ignorante, mais parvo.


O LIBIDINOSO EXACERBADO


João Grade Duarte Belo e Natália Correia

... lembro-me de uns Jogos Florais, em 80 e poucos, dos quais Natália Correia foi simultaneamente presidente do júri, membro do júri, relator do júri e crítica literária - com voto de qualidade; a pobre senhora lá cumpriu, a solo, essa penosa tarefa para agradar aos rapazes. Após um desfilar de poemas imberbes e de chatérrimos pseudo-surrealismos, eis que se adianta o meu amigo João Belo - trágico, patético, de dedos no sobrolho. Em voz alta e vibrando, anunciou o seu poema: «... vou dizer... "O Libidinoso Exacerbado" (silêncio geral e concentração)
 
- Vi-te, vim-me ! »
 
Natália saltou aplaudindo: ' Bravo Bravo, filho; ganhaste !!! '
 
 
Do livro do João, A Inacreditável Flexibilidade do Tempo (1987), aqui deixo
 
 
 
NARCISO
 
Atiram pedras aos outros
por verem espelhos em tudo
para não ser como eles
fecho os olhos fico mudo
 
Mas ainda assim e sempre
é sempre comigo que eu ando
amando-me continuamente
em tudo o que vou amando
 
Narciso afinal não foi
o que não o seja algum
e a eternidade o que é
senão a vida de cada um ?
 
É impossível que o mundo
por mais que nos minta a voz
não seja antes de tudo
absolutamente nós
 
Cada um é como o outro
ofuscante torre de marfim
de si para si murmurando
não consigo viver sem mim
 
João José Grade Duarte Belo - 1987
 

sábado, 28 de novembro de 2015

CACHOPA


por Besta Imunda - 2004  (Microgrfx e Paint)
 

SANTA VERÓNICA


" Santa Verónica "  por Besta Imunda, 2006 - Paint

MAIS DESENHO



" couple kissing " - G. Klimt

DESENHO


" the Kiss " , 1895 - Edvard Munch
 

DESENHO e PINTURA


" the day-after " - Edvard Munch

DESENHO e BD


 
 

Ááááááááááááá ! ! ! !


 

O "VIRAR de PÁGINA"



« '... bom, vamos lá começar então; deixa-me cá ver o que é que assinei com o Jerónimo, ora (?)...  Porra ! Não me lembro nada disto; não tinha lido esta parte... Foda-se;  cabrões...' »


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CHUPANDO GENGIVAS



SELFIES SOCIALISTAS


 
 

SOME NAPALM


« - Call the planes and put some napalm on that hill; I want those trees burning !

" Sr. Ministro, visite a Biblioteca Nacional "



Por Vasco Rosa – no ‘Corta-fitas’
 
 
« Muito bem, agora que já temos um ministério da cultura (eh pá, eh pá!!!), o que por si resolve logo muita coisa, vale a pena pedir ao Dr. João Soares que visite demoradamente todos os serviços da Biblioteca Nacional, fale com as pessoas, saiba o estado em que aquilo (o aquilo é apropriado!) se encontra, verifique as carências de meios e pessoal qualificado que tem, e diga publicamente o que vai fazer para consertar (também apropriada) aquela calamidade pública. 
Se o fizer nos próximos dias ou semanas, pode ser que até ao orçamento de estado (Março — fantástico!) consiga convencer os seus pares e o PM que a principal biblioteca de Portugal, uma biblioteca patrimonial dum país quase milenar, não pode continuar como está — em resultado, não dos últimos anos de «neoliberalismo» e coisa que o valha, mas dum descaso de décadas, com muitos fascinantes ministros socialistas pelo meio, além dos directores da instituição.
O estado da BN é — acreditem — de estrondoso colapso iminente.
Terá remédio? Vamos esperar para ver.
Uma medida: acabar com o Instituto do Livro, uma inutilidade e um sorvedor de dinheiro. Só com isso resolve coisas. Outra medida: pedir o patrocínio da Fundação EDP (socialista), que oferecendo a electricidade, permitirá concentrar meios para coisas que a BNP literalmente não faz: conservar, estudar, catalogar e digitalizar o seu arquivo de cultura contemporânea (paralisado!!!), preservar jornais, e mais. Ainda outra: melhorar as condições da sala de microfilme, com mais de metade das máquinas avariadas ou defeituosas. »
 


PS ATACA PRESIDÊNCIA com dois fantoches do Ventríloquo Sócrates (que também os usa como objectos erotizantes)


 
Não gosto de Cavaco; nunca gostei. É vaidoso e baboso; e afinal não “tinha todos os cenários equacionados” de forma satisfatória – e ‘enganou-se’ (muitas e muitas vezes…); e além destes episódios últimos (eleições, PS, Costa, frente de esquerda, Jerónimo-&-Martins, palhaçadas várias) há toda uma vastíssima lista de defeitos que o homem tem e de asneiras que cometeu que seria fastidioso enumerar.
Adiante. Ele – para nada interessa ‘se ainda’ - é o Presidente da República; e não está lá para fazer jeitos a ninguém. Não deve fazê-los à Direita nem à Esquerda. Poder-se-á achar que já fez ‘favores ideológicos’ e teve actuação ‘de Direita’ (a sua origem política natural…). Mas qual dos Presidentes até hoje não teve ? E não será isso quase impossível de evitar ?  Cavaco – é preciso referi-lo claramente – NÃO praticou ou cometeu qualquer acto ilegal ou inconstitucional desde dia 4 de Outubro de 2015. Falou, actuou e não agradou à pandilha socialista. Esta, considera-se uma puta-fina que não pode de maneira nenhuma ser contrariada ou perturbada por um Presidente – seja ele qual for.
 
 
Santos Silva, como é um truculento celerado, não se coibiu enquanto ministro de chamar a Cavaco “Chefe de Facção” quando este vergastou muito justamente os glúteos patéticos de Sócrates. O mesmo epíteto foi ontem usado por Silva Pereira (outro Silva…) na ‘Prova dos 9’ – quando bem ensinadinho pelos chefes se referiu ao discurso de Cavaco e à sua conduta.
 
 
O programa é uma porcaria gerida pela jornalista Constança – que sofre de entupimentos verbais, morais, intelectuais, neurológicos e deontológicos.
 
 
Pedro Silva Pereira – um génio político e um intelecto pujante – afirmou então que “não devia estar na Presidência alguém que é um ‘Líder de Facção’ ”.
O que foi Soares-presidente senão um líder de facção ?  O que foi Sampaio-presidente senão outro líder de facção ? Quase de certeza que Eanes foi o Presidente que esteve mais equidistante de ‘facções’ mas até ele foi abertamente terno e queriducho para com a facção representada por Melo Antunes e Pintassilgo. Eanes tinha no entanto a liberdade pessoal e a capacidade para distribuir chapadas-de-mão-aberta a todos os partidos políticos no discurso do 25 de Abril, e fazia-o – o que agora poria a palpitar coraçõezinhos de esquerda ou de direita em choque e levaria Anabela Neves a transmitir directos arrepiados a partir de S. Bento.
 
 
Tenho a certeza que o Presidente desejado pelo PS e respectivos bandalhos não é um líder de facção mas sim um trapo utilitário sem vontade ou voz próprias: qual será, para esta troupe de gatunos morais (Sócrates, Santos Silva, Coelhos, Campos e afins), o candidato que melhor cumprirá estes requisitos ?  Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa ?


PEPE el Trompeta - Pasodoble clásico Español



ILLUSION OF INCLUSION


 
« - A minha avó é cega.
« - A minha é Nintendo.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

GOVERNO PIRATA


 
 
A tomada de posse de hoje foi o epílogo de uma cena escabrosa e penosa que durava desde dia 4 de Outubro à noite, e que ficava mais feia e mais rasca de dia para dia. A javardice e a desonestidade da esquerda - sedenta de cargos, de vingança e de poder reparar ainda a tempo 'erros da justiça' - levou-a à grosseria institucional e àquela forma de actuação perante a Lei e as regras de que só ela pode beneficiar: o atropelo despudorado sem qualquer tipo de crítica jornalística e sem qualquer comunicado de qualquer tipo de Tribunal ou outro órgão de soberania. "Saiam da frente que somos nós (os únicos legítimos representantes da espécie humana) que aí vamos !"
A palhada chata e mastigada, que foi o discurso de Costa (cheio de topadas sociais lacrimejantes, trocadilhos imbecis e frases vácuas) não trouxe nada de novo à aridez mental que mortifica o País.


DESBRAVAR CAMINHOS e VENCER BARREIRAS


 
Assim como Ana Sofia Antunes será, em Portugal, a primeira governante "invisual", Isabel Moreira foi a primeira deputada "doida varrida" na Assembleia da República. O PS tem cumprido com zelo o nobre desígnio da "inclusão".
 


Em pátria de invisuais, quem tem globo ocular é monarca.


 
Ana Sofia Antunes será a Secretária de Estado "da Inclusão das Pessoas com Deficiência", no governo-costa. Como seria de esperar, já veio noticiado em jornais que a senhora em questão era "invisual" - uma designação imbecil e imbecilizante (e humilhante para os cegos...) que os "visuais" tíbios inventaram para se sentirem melhor.
No meu ofício, a questão da acessibilidade e das barreiras arquitectónicas a pessoas (e mercadorias de grande dimensão) coloca-se logo a seguir à primeira Guerra Mundial - e depois com mais acuidade a seguir à Segunda Guerra nos países do Norte da Europa; não só porque tinham legislação mais avançada e democracias mas também porque ficaram com uma quantidade absurda de estropiados de guerra em cadeiras de rodas ou presos em Lares de Veteranos.
Não precisámos, pois, de decretos e posturas para conhecer o que se fazia já no Reino Unido, na Alemanha ou em França: bastava estudar. Mas a legislação foi necessária e chegou a Portugal - com cerca de 30 anos de atraso. Evidentemente que ela a todos beneficia - sejam os cidadãos vítimas de trágicos acidentes ou apenas vítimas do destino estúpido e da Roleta Genética. Encaremos então a questão da deficiência em sentido lato - como parece querer Costa. 
Ele - que é de esquerda e vê as coisas de alto com o seu único olho bom - resolveu materializar em Secretaria de Estado a má consciência dos que supostamente não têm deficiências e também materializou a sua confissão pessoal da total inutilidade de todos os Organismos do Estado, de todos os esforços até aqui feitos por todas as Legislaturas de todas as forças políticas, no que respeita à Inclusão de pessoas com toda a espécie de deficiência: para ele, "incluir" só com uma pessoa nascida "desincluída". Mais um organismo inventado que estava a fazer muitíssima falta, esta Secretaria de Estado. Passando a mão no pêlo das pessoas (irresistível...) Costa demonstra o seu progressismo; desta, nem o BE nos seus momentos mais delirantes se lembraria.


DORIS and FARO CAUDILL - New Mexico family 1940





ALDEIA DAS GRALHAS


por ALFREDO CUNHA

HORTO do CAMPO GRANDE


 
« - Ó pá, quando me perguntaram "pela cultura" veio-me à cabeça adubos e coisas assim; e lembrei-me que tinhas casa ali ao pé do Horto. Achas que te adaptas à tarefa ?
 
« - ... bom, não era exactamente isso que eu tinha em mente - mas que seja tudo a bem do Partido !


A MAGA DAS FINANÇAS - que ajudou a fazer falir estaleiros navais nos idos de 70-80 como administradora do Estado.


 
Esta pessoa azeda está contente. Costa - aquele que 'não se afastou' da esquerda - vai repor-lhe a totalidade da modesta pensão do Banco de Portugal. Poderá de novo ir ao peixe, com o carrinho e os sacos, e voltar a uma vida digna - de onde nunca a deviam ter arrancado.


NO COMMENT


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

NATALY HAY, BELLY DANCER - muitíssimo boa; pena não estar descalça.


ODETTA sings "Ramblin' round your city" (Woody Guthrie, 1942)



CARBONATO de MAGNÉSIO, MgCO3 (Ral 9016 - Traffic White)


 

ELENCO GOVERNATIVO e potenciais CHIBOS SOCRÁTICOS


 
Eis algumas carinhas repetentes - vindas de outras pastas ou secretarias de estado do tempo do Querido Líder. O perigo de existir entre ministros, secretários de estado, adjuntos, assessores, chefes de gabinete, etc um agente de Sócrates que consiga fazer emperrar a Operação Marquês é elevadíssimo. Mas seria sempre assim, visto agora estarmos condenados a levar com Costa y su equipo de chulos rojos. O Poder estará em breve de novo em mãos socialistas; e não será apenas por causa de um ex-advogado de Pinto de Sousa que o caso-Sócrates será arquivado. É "o Poder"; resta ver até que ponto "à Justiça continuará a caber o que é da Justiça" e quão engendrado e/ou fingido foi o desconforto da visita de Costa ao preso 44. Sócrates - como é mais do que óbvio - tem um espessíssimo dossier de maroteiras de todos os socialistas, caso contrário não teria havido a romaria que houve a Évora. Ainda agora, nos almoços e espectáculos ambulantes que Sócrates dá, continuam a marcar presença figurões: acalmar o animal feroz (e visivelmente alienado...) deve significar algo mais do que 'solidariedade'. Certo é que ele não se deixará entalar sozinho.
Ana Paula Vitorino foi humilhada e desclassificada por Sócrates; de Cabrita nada sei senão que é instrumental. Quanto aos outros três, podemos contar com a sua fidelidade socrática - especialmente Santos Silva (cara e comportamento de celerado) e compadre Capoulas (que em Évora se fartou de acompanhar Fava nas suas idas e vindas). Veremos.
 


SANTOS SILVA no "Donas de Casa Desesperadas"



Já gravou um programa em que explicou, a uma audiência de escol, como é para ele "malhar em cavalheiros e cavalheiras da direita". O seu método começa agora a ser aplicado nas casas portuguesas, enfermarias de retaguarda, lares de terceira idade, retiros religiosos, colectividades desportivas e recreativas, salões de massagens e cabeleireiros, agências de acompanhantes masculinos e femininos, 'lojas de tatuagens' e lupanares.
 

IDOS de MARÇO



« - G'anda vitória - Ó César !
« - Resta-nos superar os "idos de Março" !... (risos)
« - Os quê ?   
« - Deixa lá...

Duran Clemente, Danny Kaye e Ramalho Eanes 1975 - 2015



 « - ... estão ali a fazer-me sinais; será que podemos continuar ? Não ?...
 
 
« ZVBwkityhnmWWWWWQMnhgftry!....
 
 
  
Há 40 anos, após uns 'barulhos' e a introdução trôpega de desenhos animados (de Tex Avery...), seguiu-se um filme com Danny Kaye - em que o pobre homem estava encarregado de um enorme computador de bobines e cartões perfurados que lhe puxavam a gravata, querendo engoli-lo. Sem que o filme pudesse terminar, Eanes surge no écran flanqueado por outros militares de camuflado - falando ao País. Era o 'fim definitivo' da 5ª Divisão do MFA que, embora extinta desde Outubro, persistia ilegalmente na "dinamização cultural" marxista-leninista dos portugueses. E também o fim das actividades guerrilheiras e persecutórias do COPCON - que tinha em Dinis de Almeida (o Fitipaldi dos Chaimites) um dos mais zelosos cumpridores de mandados albinos. Para essa rapaziada barbuda, acabou-se também a bebida à borla nas boîtes da Capital, receosas de represálias.
O PCP e Cunhal sobreviveram por muito pouco à reposição da Ordem Pública e, mais tarde, à entrada "em vigor" do Estado de Direito Democrático - ou equivalente. Vamos a ver agora como se comporta o ainda estalinista PCP fora dessa heroica clandestinidade em que vive desde então...
 

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

METROPOLIS / Queen - 'Radio Ga Ga' - 1984



COMÉDIA de DEUS


 
 
              « - 60 litros de leite ?!?  Mas p'ra que é este leite todo, Sr de Deus ?
              « - É para as crianças do Orfanato - que têm fome...