sábado, 31 de dezembro de 2016
o 1º DEFUNTO de 2017
A morte de Soares e as correspondentes exéquias são um pouco como a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos: para não perturbar o número mágico do deficit de 2016, esta pôde ser adiada para os alvores de 2017; do mesmo modo o CM sugeria maliciosamente que "se Mário Soares morrer antes do Fim do Ano, o governo e a câmara municipal (socialistas...) estarão em embaraço sério" - divididos entre manter o povaréu manso e contente em festividades e o decreto do luto nacional com todo o pesadume associado e as indispensáveis lágrimas de crocodilo. Uma coisa este homem fatal já assegurou a seu favor e a bem da História (que, como se sabe, é escrita pelos vencedores): esteja ou não consciente, esteja ou não em coma profundo, seja o seu estado "crítico", "algo crítico", "bastante crítico" ou tenha mesmo já esticado o pernil, Mário Alberto Nobre Lopes Soares será sempre o 1º Defunto de 2017 - tal como aquelas pobres crianças que as televisões labregas se apressam a descobrir por essas maternidades e hospitais mal o relógio passa da meia-noite, chamando-lhes ternamente "o 1º bebé do Ano".
De resto, a romaria de personagens funestas e de eminências pardas que vão vadiando em torno da 'Cruz Vermelha' tem desempenhado burocraticamente o seu papel humilde de respeitosa homenagem - a ponto de até Sócrates se ter feito captar nas objectivas como aquele que está obrigado a pagar tantas e tantas visitas (maçadoras) de Soares a Évora ou à faustosa residência da Abade Faria.
Duro socialista e inutilmente ateu, Soares será certamente velado na sede do PS ao Largo do Rato (Ratzen Platz) que é uma sua criação - ou uma espécie de Capela Maçónica familiar e aventaleira: um templo cristão ou uma Basílica estão fora de questão, e a pequenez plebeia do Galveias ou a Câmara Municipal estão destinados a personagens menores e pífios com Raúl Solnado e José Saramago. Dado que é muito velho e que todos os seus 'amis socialistes' europeus já terem ido há muito pró Céu, as cerimónias fúnebres de Soares revestirão necessariamente um aspecto doméstico de pequena escala - pois que duvido totalmente da vinda em charola de Obama para o penoso evento: tal como em vida, este seu último episódio na morte terá um cunho pessoal desorganizado e algo patusco.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
sábado, 24 de dezembro de 2016
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
MAIS e MAIS AMOR.
" O Presidente dos Afectos, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou uma mensagem de condolências aos familiares de um dos motoristas do camião - que faleceu em tão abnegado acto de Amor. À dor do Presidente juntaram-se António Costa, o vereador Sá Fernandes (o 'Zé'), a Secretária de Estado Cega, a presidente de junta Margarida Martins, a deputada representante do A.P.R.E., Boaventura Sousa Santos, Joana Amaral Dias, Don Januário Torgal Ferreira, os Homens da Luta, Maria Teresa Horta, António Guterres e a mana-Olívia. "
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
A NOBRE ARROGÂNCIA HEREDITÁRIA - ao Campo Grande
Parece que João Soares publicou no facebook uma fotografia dos sinais vitais do seu pai Mário Alberto Nobre Lopes. Outra coisa não seria de esperar de um indivíduo palhaçamente insuflado, cheio de si e com uma ideia delirantemente distorcida da 'linhagem republicana' que ele e os seus têm ao longo de décadas arengado como superior: o sangue azul do regime, do qual são os primeiros e únicos legítimos detentores. Não há dúvida que os soares se consideram a realeza do portugalzinho do 5 de Outubro. Também não há dúvida de que Joãozinho cedeu a um impulso promíscuo, idiota e sopeiril - qual kátia da "casa dos segredos" - ao divulgar algo que é (devia ser) privado, íntimo, pois que nem médicos, nem enfermeiros, nem quaisquer outros profissionais o poderiam fazer obrigados que estão ao sigilo do ofício. Os soares acham-se o máximo, julgando mesmo legítimo e necessário divulgar e impor ao mundo o ritmo cardíaco do velho Mário ou os ruídos cavernosos do seu tubo digestivo.
Imbecis.
domingo, 11 de dezembro de 2016
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
COSTA PORREIRO PÁ !
Tendo em conta a mediocridade do seu intelecto, a aridez do seu espírito e a inexistência berrante de qualquer tipo de Moral ou decência no seu modo de proceder, este ano de 2016 correu excepcionalmente bem a Costa - e dificilmente um político profissional poderia esperar mais ou melhor, fosse qual fosse a sua origem ou ideologia. Os restos das Primaveras Árabes, os atentados em Paris e em Nice, o Mediterrâneo perigoso e insalubre para viajantes, a "retoma" feita à custa da compra de automóveis desnecessários por parte do indígena lorpa e funcionário: tudo se conjugou de modo macio e amável para trazer de volta uns 'cámónes' ao turismo e dar a impressão papalva de crescimento. Juntemos a tudo isto o assalto em impostos que Centeno puxou babosamente da manga e a aldrabona "reposição dos salários, das pensões e coisas" e ficou instalado um ambiente de ternura que fez sorrir os pensionistas e chorar de emoção criaturas que subsistem à conta de comissões, verbas, concursos, 'investimentos' e outras sangrias feitas despudoradamente ao contribuinte líquido. E a coisa não vai ficar por aqui: além de todo este cenário cor-de-rosa que enquadra já 2017 ao som de trombetas e vozinhas celestiais, temos também em perspectiva os 100 anos da Revolução de Fevereiro, os 100 anos do Milagre de Fátima e os 100 Anos da Revolução de Outubro. Com a colaboração industriosa do catolicismo mais benzoca e apatetado de Marcelo estão garantidos a vinda medicinal do Papa Francisco e o turismo religioso massivo sul-americano. Haverá pois comemorações ao gosto de todos e todas - socialistas, cristãs, comunistas e trotskistas. Com o PCP e o BE no Governo e neutralizados que estão os perigosíssimos "populismos" neste lugar negligenciado pela inteligência nem a conjuntura, nem a Europa, nem o FMI, nem a dívida monstruosa poderão alguma vez precipitar ou sequer sugerir referendos, revisões constitucionais, debates ou similares. Costa está como quer; até brilha de tanta felicidade e compleição sebácea.
Deus nos valha.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
MUCHAS GRACIAS ! (정말 감사합니다 ! thank you so very much !)
"Pim-Pam-Pum, cada bala mata um !" |
COSTA CAIXA
"As nomeações da Caixa ? Não sei nada disso, não tenho nada a dizer !" |
"Se acho que se deve cumprir a Lei ?!? Mas qual lei ?" |
"Ah ! Essa... Sim mas 'Rendimentos' e 'Património' não são a mesma coisa ? Não ? Sei lá, não me pergunte !" |
"As demissões na Caixa ? Não tenho nada a ver com isso, não comento ! Deixe-me em paz !!!" |
"A Agência Canadiana quer cortar o rating da Caixa ? Mas qual Agência ? Devem ser amigos do Passos - não comento !" |
"Já lhe disse, não falo sobre essa matéria; e não me apareça assim de trás dum carro - assusta-me !!!" |
"No Parlamento, o BE não se levantou nem aplaudiu o rei Filipe VI...
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
"Bienaventurado Fidel, eres un tío muy simpático y decente... "
Fuzilamento de Despaigne |
Raúl Castro 'preparando' um condenado |
...e pronto. |
Fuzilamentos em Santa Clara |
Confirmação; ou então, golpe de misericórdia. |
Confissão de um 'condenado' |
Cadáveres em Santa Clara |
Execução de Manzanillo |
... mais uma venda furada e uma corda danificada. |
"... al contrário de Donald Trump, que es un hombre malo y que quiere edificar muros en lugar de puentes . Lo nuestro buen amigo Boaventura Sousa Santos empezó en esto mismo tiempo a escribir un poema en tu homenaje: será precioso !"
" Na morte de Fidel
É urgente um verso vermelho
que
suspenda a animação deste desastre
pensado para durar depois do inverno
É urgente um verso vermelho
com
todas as cores do arco iris
e o
vento natural do universo
É urgente um verso vermelho
que
ponha de novo em movimento os comboios da imaginação
azeite puro em manivelas de razão quente
o
peso da história de novo levíssimo
a
rodar sobre perguntas livres e ruínas vivas
a
paisagem mudar primeiro lentamente
enquanto vão entrando vozes ainda submersas
e
corpos mal refeitos da desfiguração da guerra e do comércio
das
crateras e promoções
É urgente um verso vermelho
que
desate os nós da memória e do medo
e
resgate os rios da rebeldia
a
palavra cristalina inabalável
inconfundível com as mordaças sonoras
à
venda nos supermercados da ordem
É urgente um verso vermelho
para
anunciar barco polifónico da dignidade
pronto a navegar
os
rios libertos das barragens calcinadas
dos
sistemas de irrigação industrial da alma
É urgente um verso vermelho
uma
luz manual portátil que vá connosco
sem
esperar a que virá no fundo do túnel se vier
porque a cegueira da viagem é sempre mais
perigosa
que
a da chegada
talvez só entrega
talvez só paragem
É urgente um verso vermelho
que
trace um território inacessível
aos
vendedores de mobílias espirituais
e
turismo de acomodação
É urgente um verso vermelho
vinho de bom ano para acompanhar
sonhos sãos e saborosos
preparados em brasas de raiva e a brisa da
alegria
É urgente um verso vermelho
sem
solenidades nem códigos especiais
para
devolver as cores ao mundo
e as
deixar combinar com a criatividade própria dos vendavais... "
Boaventura Sousa Santos
Ora isto é lindo em qualquer parte do Mundo !
sábado, 26 de novembro de 2016
Fidel Castro: EL COMA ANDANTE HA MUERTO.
Fidel, 1926-2016
Y ahora, algunos momentitos preciosos:
... y algunas de las mejores exportaciones cubanas:
Subscrever:
Mensagens (Atom)